Santiago de Compostela #2

Antes de mais, desejámos um Feliz Ano 2017 a todos os nossos leitores e esperámos que este ano contribua para o vosso sucesso pessoal e profissional!
Assim, continuámos a partilha de informações de Santiago de Compostela. Se estiver a pensar fazer o caminho neste novo ano ou, pretende saber como todo processo funciona, então este artigo é para si!

Desta vez, partilhámos dicas de como preparar a sua viagem.



Antes de partir treine: Faça caminhadas com a mesma extensão das etapas que cumprir até Compostela. O ideal é fazer etapas de 20 a 25km.



Caminhe dias seguidos: Só assim vai perceber como o seu corpo reage ao esforço contínuo.




Se comprar sapatilhas ou botas de montanha novas para a viagem, estreie-as antes.Deixe que o seu pé se habitue a elas, que o calçado tome a sua forma. Nunca deve partir em peregrinação com calçado novo. Esta é uma regra importantíssima.



Se estiver a organizar uma peregrinação em grupo faça o caminho previamente de carro. Estude muito bem as etapas, de forma a garantir, por exemplo, que em cada uma delas terá alojamento para todos. Os grupos normalmente fazem o Caminho com um ou mais carros de apoio, alguns levam pelo menos um profissional de saúde.



Se sofrer de lesões musculares nas articulações ou outras que condicionem a sua peregrinação, aconselhe-se com um médico antes de partir.

A melhor altura para fazer o caminho de Santiago são os meses de abril, maio, setembro e outubro. Os dias já são longos, mas ainda não faz muito calor. Se planear fazer o Caminho nos meses de julho e agosto, considere que são períodos de grande afluência ao Caminho. Para além de a experiência não ser a mesma – de introspeção, de maior comunhão com a natureza e de descoberta do património-, há o grande inconveniente de ter de caminhar de noite para conseguir lugar nos albergues, que não aceitam reservas.
Para fazer o Caminho Central a partir do Porto, precisará de nove a dez dias. O da Costa levará dez a onze dias a percorrer. Por Braga, conte com uma viagem de oito a nove dias.

O Caminho Central é aquele que oferece mais apoio aos caminheiros, ao passo que a Geira Romana ou o Caminho Interior são os menos estruturados.

No central, qualquer localidade tem hoje em dia alojamento alternativo, mas estes espaços privados, para além de serem mais caros, não permitem respirar o espirito solidário e de partilha que se vive na maioria dos albergues.

De seguida apresentámos uma listagem de essenciais para a viagem.

  • Mochila
  • Cajado ou bastão
  • Poncho impermeável
  • Saco cama
  • Saco impermeável
  • Sapatilhas desportivas
  • Kit primeiros socorros (vaselina e pensos especiais para bolhas e pomada anti-inflamatória)
  • Produtos de higiene (toalha de secagem, protetor solar, entre outros)
  • Credencial do Peregrino, mapa, cartão de saúde e carregador de telemóvel

image

Já sabe, se estiver a planear realizar o caminho de Santiago do Porto a Santiago não deixe-nos de visitar! Dispomos o nosso carimbo para a Credencial do peregrino.



Ano Novo, Vida Nova!

Real - Café & Restaurante está localizado em Pedra Furada, a 8km de Barcelos, distrito de Braga. O Real Blog apresenta conteudos da atualidade, bem perto do Real - Café & Restaurante, que você desconhece... Caminho Português de Santiago.

Deixe um comentário

O seu comentário foi enviado para aprovação com sucesso!
Houve um problema ao enviar o seu comentário. Por favor, tente novamente.
* Campos obrigatórios.