Lenda do Galo de Barcelos

Para um bom português... um galo de Barcelos basta!
Todos aqueles que partilham sangue Lusitano, sabem de antemão que o Galo de Barcelos é, para além de um símbolo da cidade, um ícone da nação e que já faz parte da tradição portuguesa. Mas já se perguntaram, o porquê de um galo ser símbolo identificativo do nosso Portugal? Pois bem, o Galo de Barcelos surge como uma das mais importantes lendas medievais da História Popular. Porém, está relacionada com o Caminho de Peregrinação a Santiago de Compostela, no qual está também inserido o nosso Restaurante.


A Lenda do Galo de Barcelos remonta à época seiscentista e está associada a um peregrino do Caminho de Santiago que se encontra representado no monumento que faz parte do espólio do Museu Arqueológico, situado no Paço dos Condes de Barcelos.

article image
Museu Arqueológico de Barcelos

Reza esta lenda que, na época, os habitantes da região da agora cidade de Barcelos, andavam alarmados com um crime, sem saberem quem seria o causador do distúrbio. Certo dia, apareceu um homem de origem galega e torna-se imediatamente o suspeito principal. Apesar dos seus juramentos e da sua súplica para não o levarem, as autoridades decidem prendê-lo, as autoridades, apoiadas pela população, fazem do galego prisioneiro. Ninguém na região acreditava que este homem fosse um sincero devoto de Santiago de Compostela e por isso este foi condenado à forca.

Contudo, como último desejo, antes de ser levado à forca, o prisioneiro pede que o levem à presença do Juiz que o havia condenado. Este último desejo é concedido e é levado à residência do magistrado que, nesse momento, se banqueteava rodeado pelos seus amigos. Numa tentativa de reafirmar a sua inocência, o prisioneiro aponta para o galo assado e diz:

“É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.”
De imediato, risos de chacota são soltados pelo magistrado e todos à sua volta, mas pelo sim pelo não deixaram o galo intacto. Já conseguem perceber o desfecho desta história... O impossível tornou-se possível! No momento em que o peregrino estava a ser enforcado, o galo ergueu-se da mesa e começou a cantar. Perante esta situação, incrédulo, o juiz não duvidou mais do galego. Levantou-se de imediato e correu para a forca, na tentativa de salvar o peregrino. Para seu espanto, vê o pobre homem de corda ao pescoço, porém vivo. Isto porque um falso nó havia impedido o estrangulamento. Posto isto, o homem foi soltado em paz. Passado anos, esse mesmo galego, voltou à cidade de Barcelos e ergueu um monumento em louvor a Santiago e à Virgem, que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.

article image
Galos de Barcelos

A tradição está na moda

A busca pelo que estava “fora de moda”, o “vintage” e o antigo, é sem dúvida uma tendência dos dias de hoje e o mesmo tem acontecido no Panorama Nacional. Sendo Portugal, um país de simbolismos e tradições faz todo o sentido ressaltar “imagens” do nosso passado que estão tão vinculadas à História das nossas gentes.
Tal situação verificou-se com a mais recente alusão ao Galo de Barcelos, por uma das mais ilustres e internacionais artistas Portuguesas - Joana Vasconcelos.

Na sua mais recente obra, a artista que já expôs em locais como Palácio de Versailles, criou um “Pop Up Galo” com cerca de 10 metros de altura, constituído por 17 mil azulejos e 16 mil leds. A obra é um dos muitos projetos que compõem a mostra portuguesa que o governo decidiu criar para mostrar o que Portugal tem de melhor na Web Summit em Lisboa. Este galo foi inaugurado no início do passado mês de novembro e está situado perto do Tejo, na Avenida de Ribeiro das Naus.

Segundo a artista, disse ao jornal Observador:

“o público pode interagir com a peça através de um código QR e selecionar uma cor e com essa cor uma composição musical feita pelo Jonas Runa”, um compositor lisboeta.

Por fim, e como o que é Português se encontra pelo mundo, esta peça será levada mais tarde para Pequim para celebrar o novo ano Chinês.

Em jeito de conclusão, podemos perceber que este ícone Português é um dos mais importantes da nossa cultura!

Desta forma, não deixe de visitar Barcelos e acompanhar de perto esta lenda e os monumentos a si associados.
Venha visitar Barcelos e, já sabe, aproveite e faça uma visita ao Real - Café & Restaurante. Estamos à sua espera na rua Nossa Senhora de Monserrate, nº11, Pedra Furada. Até lá, desfrute de todos os momentos!

O elemento harmonia do grupo. Ela mantém em equilíbrio a boa comunicação e trabalho de equipa. Atenta a tudo a seu redor, transforma desafios em oportunidades.

Deixe um comentário

O seu comentário foi enviado para aprovação com sucesso!
Houve um problema ao enviar o seu comentário. Por favor, tente novamente.
* Campos obrigatórios.