Feira de Barcelos #1

image
Tradicional feira de Barcelos

Hoje continuamos a nossa partilha de tradições e experiências, características da nossa cidade.
Na publicação anterior começámos com um tema incontornável de Barcelos, a passagem de peregrinos do caminho de Santiago de Compostela, focando numa primeira parte, a sua história, curiosidades e dicas nesta viagem. Nesta nova publicação, vamos mostrar e dar a conhecer uma das coisas que nos é “mais querida”, a nossa tão conhecida e tradicional Feira de Barcelos.

article image
Venda de loiça em barro

Cidade que se diz Capital do Artesanato, Barcelos, tem todas as quintas feiras aquela que é uma das Feiras portuguesas mais conhecidas da Europa, sendo esta já uma tradição bem antiga. Nesse dia “sai” à maior praça da cidade toda a diversidade a que ao artesanato diz respeito que vai desde a olaria, aos bordados, à tecelagem, à cestaria, à talha de madeira e à forja de ferro. Não esquecendo as frescuras dos hortícolas que ali são escoados, fazendo as delícias de quem procura os melhores e mais frescos produtos da época e da região. Fazendo com que a cultura e a alma do Minho se façam sentir.

article image
Venda de frutas e legumes

O aparecimento da feira de Barcelos data de 1412. Esta foi concedida por D. João em carta de 19 de Fevereiro do mesmo ano, a pedido do Conde de Barcelos D. Afonso, seu filho. O local da feira sofreu várias alterações ao longo dos tempos não sendo possível através de documentos sobre a cidade saber o local certo onde esta se fazia no seu início supondo-se apenas que se fizesse intra-muros devido a vários decretos Reais, que diziam que numerosas feiras tivessem local dentro da cidade.

“Esses locais parece terem sido quase sempre intra-muros (pelo menos até ao fim do século XIV), quer no Castelo, na Cerca, numa Praça, ou num chão dentro da povoação.” In Virgínia Rau
Hoje em dia esta situa-se no Campo da República desde 1504, local onde apareceram as cruzes, naquela que é uma das principais lendas da cidade.

Reza esta lenda que:
“Numa sexta-feira, 20 de dezembro de 1504, nove horas da manhã, o sapateiro João Pires teve a visão duma cruz preta no chão, de três covados e meio de comprido, e dois covados e três quartos de ancho e de largura a quadra dela de um palmo e em todo por igual” Milagre das Cruzes In Frei Pedro de Poyares.

Logo após a propagação deste acontecimento, o local converteu-se em ponto de encontro de Romaria, que no entanto foi deslocada para Maio, pois é quando nesta região, essencialmente agrícola, a vegetação entra na florescência e uma maior quantidade de produtos agrícolas estão prontos a ser expostos.
Se já naquela altura a diversidade de produtos, o valor das transações e as variadas indústrias artesanais, faziam da Feira um acontecimento deveras importante para a região, hoje em dia isso não mudou, o que faz com que Barcelos seja um dos mais importantes mercados do país.

Por isso, faça uma visita à nossa cidade, venha conhecer a nossa excelente e diversificada feira e aproveite para almoçar ou jantar no Real – Café & Restaurante, onde poderá provar os nossos pratos típicos e tradicionais com o melhor atendimento e serviço!

É a pessoa que está atenta à nossa marca na rede, desde publicações no facebook a comentários no nosso website. É ela que nos ajuda a criar uma comunicação consistente em diversos canais, certificando-se de que nenhuma dúvida dos nossos clientes fique por responder.

Deixe um comentário

O seu comentário foi enviado para aprovação com sucesso!
Houve um problema ao enviar o seu comentário. Por favor, tente novamente.
* Campos obrigatórios.