Cinco sobremesas em 25 minutos!

A chefe de pastelaria Rita Nascimento prepara cinco sobremesas, nenhuma com mais de cinco ingredientes, nem orçando mais de cinco euros. Também em comum, todas prontas em cinco minutos. E não guarda segredo. Aqui explicamos como pode surpreender à mesa com estes doces expresso.

image

Estará o leitor a questionar com algum cepticismo: “cinco receitas em tão pouco tempo?”. Isso mesmo. Ao longo de vários meses Rita Nascimento desenvolveu e adaptou receitas para se encaixarem no tema do livro, “Sobremesas 555 – 5 ingredientes, 5 euros, 5 minutos”. Ou seja, não excederem os cinco ingredientes (mais três base: água, sal e fermento), não superarem cinco minutos de execução e limitarem-se ao orçamento de cinco euros. Nestas três regras Rita apresenta perto de setenta receitas “para comer à colher”, “para comer à fatia”, “para comer à dentada”. Cozinha para quem tem pouco tempo, para quem é amador nestas lides doces ou, simplesmente, para quem quer saciar rapidamente o desejo de açúcar.

image

Mousse de limão e chocolate branco

Com a energia e boa disposição que se lhe colam à imagem de marca, Rita dá início à aula com receitas que vertem do livro. Um arranque para comer à colher, com a mousse de limão e chocolate branco. Regra número um, não complicar. A chefe dá o exemplo.

“Numa taça baixa misturem 200 g de chocolate branco e 200 ml de natas. Levem-nos ao micro-ondas a derreter. Não se esqueçam de partir o chocolate aos pedacinhos”, lembra Rita.
Em segundos o chocolate derrete, envolve-se nas natas. Com uma colher mexemos até obtermos um creme brilhante. Está quase pronta a mousse. Junta-se agora o leite condensado (uma lata) e o sumo de quatro limões.

“Podem congelar uma parte da raspa para utilizar mais tarde”, lembra a chefe de pastelaria.
Duas horas de frigorífico e a sobremesa está pronta.
Da bancada de cozinha para as páginas do livro, Rita alerta-nos para a adaptabilidade destas receitas.

“Todas as receitas têm o item ´Dá Cá Mais 5`, ou seja, introduzindo pequenas variações (sempre cinco) multiplicamos as propostas apresentadas”.
Um exemplo: no caso desta mousse, polvilhando-a com raspas de chocolate branco ou raspas de limão obtemos um sabor extra.

image

Bolachinhas de manteiga - Areias

Deixando a colher para provar às dentadas, Rita Nascimento apresenta-nos umas bolachinhas de manteiga.

“Vamos fazer umas areias. São de produção muito simples. Pensem na regra um, dois, três. Ou seja, uma parte de açúcar (100 g), duas artes de manteiga (200 g), três partes de farinha (300 g)”.
Basta juntar a manteiga amolecida ao açúcar, adicionar a farinha e as raspas de limão. Uma dica. Para obter as bolinhas de bolacha, basta fazer um rolo com a massa, cortar às fatias e enrolar com as mãos. As areias vão ao forno (180ºC) entre oito a dez minutos. Ainda quentes, mergulhe-as numa mistura de açúcar e canela.

image

Tarte de amêndoa e limão

Ainda de mão na massa, Rita passa para a tarte de amêndoa e limão. Esqueça a base. Neste caso só vai precisar de fazer o recheio. Tudo muito simples, como explica a Rita:

“batam três ovos e o açúcar com uma vara de arames. Não é preciso bater muito. Basta incorporar. Juntem as raspas de amêndoa (200 g) manteiga derretida ( 50 g) e as raspas da casca de um limão. Levem a uma tarteira forrada com papel vegetal e cozam 25 a 30 minutos no forno pré-aquecido a 180ºC”.
Tudo muito simples e com uma vantagem adicional: “sujamos muito pouca louça”.Para obter sabores extra, basta substituir as raspas de limão por raspas de laranja. Para obter uma tarte de amêndoa e maçã cubra a massa com fatias finas de fruta antes de levar ao forno.

image

Bombons crocantes de manteiga de amendoim

Revisitando o chocolate somos convidados a preparar uns bombons crocantes de manteiga de amendoim. A chefe quebra a regra. Não temos cinco ingredientes. A festa faz-se com apenas três: chocolate de leite (200 g), manteiga de amendoim (50 g), arroz tufado (50 g). Basta derreter o chocolate em banho-maria, incluindo a manteiga de amendoim. Já fora do micro-ondas, junta-se o arroz tufado. Envolve-se bem, leva-se a forminhas, ou cuvetes, ou mesmo um tabuleiro. Vai ao frigorífico endurecer e está pronto a servir. Rita deixa uma dica:




“experimentem fazer a mesma receita com chocolate negro ou branco. Substituam o arroz tufado por outros cereais crocantes”.

image

Fondant de chocolate

Para encerrar estas receitas expresso, um fondant de chocolate. Rita sublinha uma das ideias deste livro:

“são receitas muito simples, com ingredientes que encontramos no frigorífico ou na despensa, mas procuram ter o requinte das sobremesas que encontramos num restaurante”.
É o caso deste fondant. Complicado? Claro que não. Derretemos no micro-ondas 120 g de chocolate aos pedaços e 100 g de manteiga. Junta-se 70 g de açúcar e mexe-se com uma vara de arames. Adiciona-se dois ovos e 70 g de farinha, uma colher de chá de fermento, uma pitada de sal. Verte-se o preparo em tacinhas que suportem por cinco minutos o forno a 200ºC. Está pronto. Uma cobertura crocante e um interior que se desfaz como uma mousse. Excelente.

Real - Café & Restaurante está localizado em Pedra Furada, a 8km de Barcelos, distrito de Braga. O Real Blog apresenta conteudos da atualidade, bem perto do Real - Café & Restaurante, que você desconhece... 5 sobremesas em 25 minutos!

Deixe um comentário

O seu comentário foi enviado para aprovação com sucesso!
Houve um problema ao enviar o seu comentário. Por favor, tente novamente.
* Campos obrigatórios.